Brado atende agronegócio com mais eficiência em logística de contêineres

Uma variedade cada vez maior de produtos do agronegócio vem encontrando soluções logísticas mais eficientes no Brasil com utilização de contêineres e do modal ferroviário. Esses avanços partem de serviços oferecidos pela Brado, participante do 5º Fórum de Agricultura da América do Sul (dias 24 e 25 de agosto, em Curitiba, PR). rn

rnCom foco em inteligência logística, a Brado vem resolvendo gargalos enfrentados no mercado interno e na exportação com investimento em estrutura e projetos sob medida para segmentos que precisam movimentar mercadorias de alto valor agregado e não dispensam segurança, regularidade e gestão de custos. rn

rnEntre as soluções mais recentes estão as que atendem os exportadores de caroço de algodão de Mato Grosso a açúcar de São Paulo, via Porto de Santos. Para cada tipo de mercadoria, a Brado oferece sistema adequado de estufagem (carregamento) de contêineres, com utilização de moega, correias ou empilhadeiras. Essas novas operações abrem espaço na logística multimodal para novos segmentos e aperfeiçoam serviços a setores que tradicionalmente utilizam os serviços da Companhia, como o de exportação de carne congelada. rn

rnOs investimentos da Brado vêm ocorrendo de forma contínua, na estrutura de recepção de contêineres, nos terminais logísticos, em sistemas de estufagem e na gestão de processos. A aquisição de novos equipamentos atende a planejamento de médio e longo prazo. O aperfeiçoamento dos profissionais da Brado – um time de mais de mil colaboradores – também se mostra decisivo para a oferta de serviços com qualidade garantida. As operações ganham complexidade e avançam em mecanismos que permitem monitoramento das cargas pelos próprios clientes. rn

rn“O mercado tem exigências cada vez mais específicas, que demandam especialização, planejamento e estrutura sob medida”, aponta o Diretor Comercial e de Operações da Brado, Marcelo Saraiva. O plano de expansão na movimentação de contêineres envolve controle de qualidade em todos os processos. rn

rn“As cargas tradicionais e de maior valor agregado (como os congelados) saem ganhando com os investimentos nessa nova fase da logística de contêineres vivida no Brasil. A proteína animal (bovinos, suínos e aves) ganha espaço nas principais rotas de atuação da Brado: de Mato Grosso ao Porto de Santos (SP) e do interior do Paraná ao Porto de Paranaguá (PR) para as cargas direcionadas à exportação, e de Mato Grosso para Sumaré (SP) nas movimentações encaminhadas ao mercado interno. O reforço da estrutura da Companhia ainda melhora os serviços oferecidos ao setor”, assegura Saraiva. rn

rnOs produtos do agronegócio acessam também o mercado interno por meio da logística multimodal de contêineres. As agroindústrias de Mato Grosso vêm transportando óleo de soja diretamente do Mato Grosso para atender a Grande São Paulo. Carnes congeladas também atendem as demandas da capital paulista. Os trens da Brado levam apenas 2,8 dias para percorrer o trecho de 1400 km que liga Rondonópolis (MT) a Sumaré (SP). rn

rnO mesmo trem passa a transportar alimentos na viagem de retorno, que abastecem o centro de consumo de Cuiabá (MT). A movimentação regular de contêineres entre os estados de Mato Grosso e São Paulo permite avanço em planejamento e melhor aproveitamento do espaço nos contêineres.rn

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rnFonte: Brado Logísticarn

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