AmstedMaxion

Criando caminhos, de A a Z: 

Prêmio Revista Ferroviária 2017Seja bem vindo a um novo tempo para o mercado GBMX

Notícias da Imprensa


09/10/2017 | Brasil vai apoiar projeto de ferrovia transcontinental na Bolívia O governo brasileiro anunciou que, nas próximas semanas, vai assinar o Memorando de Entendimento para ingressar no projeto de ferrovia entre os oceanos Atlântico e Pacífico passando pela Bolívia. A decisão foi informada aos governos de outros países, durante encontro realizado em Cochabamba, na Bolívia, para tratar do projeto.

Chamado de Corredor Ferroviário Bioceânico de Integração, ele teria 3,8 mil quilômetros, ligando o Peru, Bolívia e Brasil. Os bolivianos, principais interessados no projeto, contam com o suporte de empresas alemãs e suíças.

O projeto é diferente do corredor que os chineses querem fazer ligando o Brasil e o Peru pelo norte do Brasil. Nesse caso, o projeto já está mais avançado, com um estudo de viabilidade já apresentado. No caso do corredor Boliviano, grupos de trabalho ainda estão preparando termos de referência para esse estudo.

Se está mais avançado, o projeto Chinês tem muito mais problemas para enfrentar. O Peru não tem demonstrado mais qualquer apoio ao projeto Chinês desde o ano passado, com a entrada de um novo governo. Os países não se entendem sequer sobre o tipo de bitola que será usada no projeto, entre outros problemas.

O investimentos total do projeto é estimado em US$ 7 bilhões e a via seria para transporte de até 25 milhões de toneladas de cargas e 13 milhões de passageiros/ano, de acordo com os dados do pré-projeto apresentado no evento.

Fonte: Agência iNFRA Voltar para notícias...

AmstedMaxion - Imprensa

Newsletter


/// Assine nossa newsletter.

Acesso rápido


© 2017 | AmstedMaxion Criando Caminhos | Todos os direitos reservados