AmstedMaxion

Criando caminhos, de A a Z: 

Seja bem vindo a um novo tempo para o mercado GBMXGreenbrier Maxion e AmstedMaxion são finalistas no Prêmio RF

Meio Ambiente

Programas e projetos ambientais

A AmstedMaxion é certificada na norma ambiental ISO 14001, que significa que a empresa possui e mantém um sistema de gestão ambiental em acordo com os requisitos da norma e é através deste sistema de gestão que a empresa monitora e controla seus aspectos ambientais. Faz parte da rotina da empresa monitorar suas atividades para que não interfiram na qualidade do meio ambiente.

A busca por novas tecnologias e processos que gerem menos poluentes é constante e um bom exemplo é a instalação do sistema de calcinação térmica e o reflorestamento de mata ciliar. Além disso, a empresa, realiza, há quatro anos, o monitoramento da Gestão dos Gases de Efeito Estufa, inventariando as emissões anuais de GEE de suas duas unidades, em Cruzeiro e Hortolândia.


Reflorestamento de Mata Ciliar

Uma das ações é o reflorestamento da Mata Ciliar, no município de Cruzeiro, onde a empresa possui uma de suas unidades. Realizou o plantio de aproximadamente 8 mil mudas de árvores nativas (pioneiras, secundárias e clímax), objetivando enriquecer e adensar a mata ciliar sob sua área, além de contribuir para o aumento da biodiversidade e favorecer o acolhimento dos animais silvestres característicos da fauna local. Além do reflorestamento nas dependências da empresa foi realizado o plantio em outras duas áreas na cidade de Cruzeiro, sendo nestas áreas plantadas 3.800 árvores,
todas nativas.

Esta ação visa acima de tudo despertar em funcionários, familiares e comunidade, a importância do assunto no dia-a-dia, principalmente no uso racional de recursos naturais, na gestão adequada do lixo (resíduos) e na educação e formação de cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor.


Calcinação Térmica

A calcinação térmica de areia de fundição é um processo de “reciclagem” que visa a recuperação do resíduo através dos processos de destorroamento, separação magnética e aquecimento controlado, processos estes que realizam uma “limpeza” do resíduo o deixando em condição de uso novamente.

A previsão é que até o final de 2015 seja superada a marca de 35.000 t de areia calcinada, que corresponde a 1.400 viagens de carretas. Sendo assim a empresa deixou de comprar a mesma quantidade de areia nova oriunda de mineração e deixou de descartar para aterro sanitário.

Outro grande ganho ambiental na implementação deste projeto é a redução da emissão de gases de efeito estufa emitidos na operação de transporte da matéria prima e resíduo. Deixaram de ser emitidos 453 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente).

A quantidade média de areia de fundição descartada para aterro reduziu 60 % após implementação do sistema de calcinação.


Programa de Coleta Seletiva

O programa envolve colaboradores diretos e indiretos. Desde que foi implantado, em 2002, conseguiu mobilizar 100% dos colaboradores, coletando toneladas de lixo reciclado.


Controle de Impactos

A AmstedMaxion acredita no crescimento sustentável e responsável, mantendo o equilíbrio ambiental. Por isso, tem trabalhado nos últimos anos, investindo em melhorias e projetos que objetivam a redução dos impactos ambientais de seus processos de produção nos municípios onde atua.

Seguindo o conceito de crescimento sustentável e de respeito às normas ambientais, a empresa faz um amplo monitoramento de todas as suas atividades, para que não haja impactos ambientais delas decorrentes. Além disso tem uma grande preocupação com o gerenciamento dos resíduos gerados por sua atividade.

AmstedMaxion - Meio Ambiente

Newsletter


/// Assine nossa newsletter.

Acesso rápido


© 2017 | AmstedMaxion Criando Caminhos | Todos os direitos reservados