A América Latina Logística (ALL), a Triunfo Participações e Investimentos e a Vetorial Mineração anunciaram a criação da Vetria Mineração. A empresa será responsável pela extração, transporte e comercialização de minério de ferro proveniente do Maciço do Urucum em Corumbá (MS), via porto de Santos (SP). A Vetria, que já possui uma mina operacional, terá capacidade logística ferroviária garantida em contrato de transporte de longo prazo, além da possibilidade de exportar o produto por meio de um terminal portuário próprio, a ser instalado em Santos.rn
rnCom capacidade para comercializar até 27,5 milhões de toneladas por ano, a Vetria contará com uma estrutura administrativa independente, que combina o know-how de acionistas na operações ferroviária, portuária e de mineração. A ALL possui 50,4% de participação na companhia, a Vetorial 33,8% e a Triunfo 15,8%.rn
rnPara integrar mina, ferrovia e porto, a Vetria estima investir aproximadamente R$ 7,6 bilhões. Parte deste montante será destinada à ampliação da capacidade da mina, já operacional, em 20 milhões de toneladas por ano. O restante será destinado ao aumento operacional da ferrovia, com investimentos em via permanente, aquisição de material rodante e na construção do terminal portuário em Santos. A previsão é de que, em quatro anos, a empresa atinja sua capacidade plena. “A Vetria já nasce operacional, com ativos minerais de altíssima qualidade. A criação da solução integrada mina-ferrovia-porto nos permitirá alcançar uma produção em larga escala a custos competitivos”, afirma Alexandre Santoro, presidente da Vetria.rn
rnMina, ferrovia e portorn
rnA nova empresa realizará suas operações na mina da Vetorial Mineração na região de Corumbá. Com recursos minerais estimados em um bilhão de toneladas, a mina possui hoje capacidade instalada para extrair aproximadamente um milhão de tonelada de minérios por ano. “A associação possibilitará o escoamento eficiente da produção, desenvolvendo o potencial minenário do município e de todo o Estado do Mato Grosso do Sul”, diz o presidente da Vetorial, Gustavo Corrêa.rn
rnA recém-criada companhia assinará um contrato de investimentos com a ALL para a expansão da capacidade da ferrovia existente entre a cidade sul-mato-grossense e o terminal portuário paulista, assegurando o transporte de minério de ferro em larga escala. “A Vetria cria uma nova solução logística, formando um corredor ferroviário eficiente entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Isso significa um aumento na capacidade da ferrovia para o transporte de cargas de três para 35 milhões de toneladas por ano, transformando este trecho em um dos mais modernos do Brasil”, afirma Paulo Basílio, presidente da ALL.rn
rnCom um total de 1.900 m², a área portuária da Vetria está localizada na margem esquerda do Porto de Santos. O terminal terá capacidade estática pra 1,3 milhão de toneladas de minério de ferro. O espaço será estruturado com dois tombadores duplos, um berço de 380 metros e calado para navios de 125 mil toneladas. O local já possui licença ambiental prévia para movimentar granéis líquidos, sólidos e contêineres. “Utilizando as técnicas mais modernas de construção e operação portuária, vamos participar ativamente do desenvolvimento social e econômico do País”, afirma Carlo Bottarelli, presidente da Triunfo.
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