CNI aponta que a Utilização da Capacidade Instalada da Indústria atingiu 69%

O resultado é um ponto percentual superior à média histórica para o mês, medida desde 201

Valor – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje que a Utilização da Capacidade Instalada da indústria (UCI) ficou em 69% em abril. O resultado é um ponto percentual superior à média histórica para o mês, medida desde 2011, de acordo com a Sondagem Industrial.

A CNI destacou que o aumento da UCI não está acompanhado da alta da produção, como era de se esperar. De acordo com a pesquisa, nos dados dessazonalizados, o índice de evolução da produção ficou em 46,5 pontos na comparação com março, abaixo dos 50 pontos, linha divisória entre queda e crescimento da produção.

Segundo o gerente de Análise Econômica da confederação, Marcelo Azevedo, a produtividade da indústria está muito baixa e uma das explicações para a alta da UCI é a desorganização das cadeias globais de valor, um dos efeitos da crise econômica provocada inicialmente pela covid-19 e aprofundada pela guerra iniciada pela Rússia.

“Como a produção não está acompanhando, provavelmente o aumento da UCI está relacionada com as dificuldades e às incertezas no acesso à matéria-prima, com atraso nas entregas e preços elevados”, disse Azevedo.

Ainda de acordo com a CNI, o índice de estoque efetivo em relação ao usual passou de 50,3 pontos em março para 50,6 pontos em abril. Ao permanecer próximo dos 50 pontos, o índice mostra que os estoques seguem relativamente ajustados. “O nível de estoques começa a se afastar do planejado e isso mostra frustração dos empresários”, disse o economista.

O emprego industrial também sofreu um pequeno recuo na passagem de março para abril. O índice de evolução do número de empregados ficou em 49,5 pontos, pouco abaixo da linha divisória. Em março de 2022, o índice havia ficado exatamente sobre a linha divisória, em 50 pontos.

Menos otimismo

A pesquisa também mostra que o otimismo está menos difundido em maio na comparação com abril. “As expectativas de compra de matérias-primas e de número de empregados apresentaram relativa estabilidade, mas as expectativas de demanda e de exportação apresentaram queda”, completou Azevedo.

O índice de expectativa de demanda registrou 57,3 pontos e o índice de expectativa de exportação registrou 54,3 pontos; em ambos os casos, houve queda de 0,9 ponto frente ao mês anterior.

Já o índice de expectativa de compras de matérias-primas foi 55,6 pontos, resultado praticamente estável (0,1 ponto menor que em abril). O índice de expectativa de número de empregados foi de 52,8 pontos, também apresentando pequeno recuo de 0,1 ponto, em igual comparação.

O índice de intenção de investimento alcançou 56,1 pontos, o que representa uma queda de 0,5 ponto na comparação com o mês anterior. Ainda assim, o resultado ainda mostra intenção de investir relativamente elevada, pois o índice permanece acima da média histórica de 51,1 pontos. A CNI ressalta, entretanto, que o índice é o menor desde maio de 2021, quando ficou em 55,8 pontos.

Ao todo, foram consultadas 1.839 empresas nesta pesquisa, sendo 740 pequeno porte, 641 médio porte e 458 de grande porte. O período de coleta de dados ocorreu entre 2 e 10 de maio.

Foto: reprodução Valor

Fonte: Valor (https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/05/16/cni-aponta-que-a-utilizacao-da-capacidade-instalada-da-industria-atingiu-69percent.ghtml)

Share on social media

©2024 | AmstedMaxion Criando Caminhos | Todos os direitos reservados