Empresa integra programa Intensive Connection, do hub paulista
A John Deere passará a ter acesso a projetos exclusivos no Intensive Connection, programa de aceleração de startups do AgTech Garage, maior ecossistema latino-americano de startups do agronegócio. A multinacional, que já tinha um trabalho em conjunto com o hub de Piracicaba (SP), passou a integrar o grupo dos “innovation partners”, que deve estreitar seus laços com as agtechs.
O acesso mais próximo é similar ao que outras “innovation partners” da AgTech Garage: Bayer, Bunge, Ceva, OCP, Sicredi e Suzano também têm parcerias do gênero. Para aderir à categoria, a companhia não pode ter como principal ramo de atuação o de uma empresa que já integra o grupo. Assim, a John Deere será a única empresa de máquinas agrícolas com acesso ao programa.
No trabalho, as participantes apresentam um problema para o qual buscam solução, e o programa seleciona duas agtechs para desenvolver propostas em um intervalo de seis meses. O hub está conectado a mais de 900 startups.
“Nós acreditamos na inovação aberta para criar um ecossistema que realmente gere valor para os clientes, e que esse valor esteja conectado à nossa empresa”, diz Rodrigo Bonato, diretor de marketing da John Deere para a América Latina. “Essa inovação tem que ser mais ampla e aberta, por isso a parceria com a AgTech Garage”.
As startups já estão sendo chamadas para ajudar a multinacional em iniciativas que não se restringem às máquinas utilizadas no campo. A empresa também busca ideias e soluções para melhorias em processos internos na John Deere, segundo Bonato. O trabalho com a John Deere pode dar às agtechs acesso a mercados que, sem o apoio da multinacional, elas poderiam ter muito mais dificuldades para conquistar.
O executivo conta que foi a partir da integração com agtechs que a John Deere anunciou há duas semanas seu primeiro projeto de produção em larga escala de tratores autônomos. Primeiro, em 2017, a companhia comprou, por US$ 305 milhões, a Blue River, startup americana que utiliza tecnologias baseadas em aprendizagem de máquina para aplicações na agricultura. Depois, no ano passado, a Deere fechou por US$ 250 milhões a aquisição da Bear Flag, de robótica e inteligência artificial. A união entre essas tecnologias levou à criação do novo trator.
Em 2022, a John Deere pretende investir em pesquisa e desenvolvimento o equivalente a US$ 7 milhões ao dia, montante superior aos US$ 4 milhões diários que a companhia desembolsou no ano passado. A ampliação da parceria com o AgTech Garage faz parte desses esforços.
“O Brasil está liderando o movimento de inovação aberta no agro em escala global. Alguns outros parceiros comentam que esse trabalho ainda não está sendo feito em suas matrizes, em outros países”, diz José Tomé, cofundador e CEO do AgTech Garage.
Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/01/18/john-deere-e-agtech-garage-ampliam-trabalho-conjunto.ghtml)
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