Marcas do grupo AGCO anunciam investimento de R$ 1 bi no Brasil até 2024

Globo Rural – Objetivo é atender uma demanda crescente do mercado por máquinas agrícolas

As marcas do grupo AGCO anunciaram nesta segunda-feira (1º), na Agrishow, um investimento de cerca de R$ 1 bilhão no Brasil até 2024.

Do montante, R$ 340 milhões são destinados às fábricas da companhia e os R$ 660 milhões são referentes a investimentos das concessionárias da Fendt para as próprias lojas. A empresa divulgou nesta terça-feira (2) que o objetivo é expandir a marca no Brasil com esta ação financeira.

O valor direcionado às plantas de Mogi das Cruzes (SP), Ibirubá e Canoas (RS) havia sido planejado para um triênio, mas foi antecipado pela movimentação do mercado, explicou o diretor da Fendt na América do Sul, José Galli.

“O investimento nas plantas se dá porque os alemães querem manter o alto nível no Brasil como na matriz. Sobre as concessionárias, atualmente são 22 e o plano de expansão até o próximo ano é de chegar a 40 lojas”, afirmou.

O plano de expansão se dá acompanhado de uma tendência de crescimento das máquinas de alta potência, que atingiu 20,7% no primeiro trimestre de 2023 no Brasil, ante um índice de 2,5% da indústria geral no mesmo período.

“A gente planejou expansões, mas teremos que ir além. Porque o mercado está em um nível muito elevado, então precisamos ter mais capacidade”, disse Luis Felli, líder global da Massey Ferguson, durante encontro com a imprensa na feira. “Também estamos exportando mais. Os pulverizadores que fabricamos em Mogi [das Cruzes] estamos enviando para os EUA”.

Segundo ele, a unidade de Mogi das Cruzes deve concentrar a produção de máquinas de alta potência, enquanto a fabricação de equipamentos entre 60 e 145 cavalos deve ficar em Canoas (RS).

Mercado

No ritmo de expansão do setor no Brasil, José Galli reiterou que, mesmo com o produtor cauteloso, prevê o mercado aquecido este ano.

“O mercado ainda vai ser muito positivo, estamos vendo um agricultor mais cauteloso, mas tomando as decisões, só que eles buscam uma melhor cautela no investimento, por isso produtores estão negociando muito mais e vendo qual é o melhor negócio. A gente vê um agricultor que vai investir em tudo que é necessário para ele, nada em excesso”, avaliou.

“E para o mercado ao final do ano, temos um aumento de área e essa expansão continua no Brasil, porque o principal ativo do produtor é a terra, então, é mais caro para o agricultor não plantar do que plantar. Além disso, os níveis de produtividade ainda são muito positivos, não tanto em margem como no ano passado, mas com rentabilidade muito boa para o produtor”, analisou à Globo Rural.

Na feira, a Fendt aproveitou para lançar novos produtos que, de acordo com o diretor de marketing Fábio Dotto, significam um aumento de produtividade de 20% em cinco anos para o produtor, com apostas para soluções de plantio e aplicação, como o pulverizador RoGator 934H desenvolvido para o pré-plantio e pós-emergia. O valor da máquina é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Foto: captura de tela Globo Rural

Fonte: Globo Rural / Isadora Camargo (https://globorural.globo.com/feiras/noticia/2023/05/agco-anuncia-r-340-milhoes-para-expandir-capacidade-de-producao-no-brasil.ghtml)

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