Mercado de máquinas agrícolas terá acomodação em 2024, prevê diretor da John Deere

RIC – O Show Rural Coopavel funciona como um termômetro das expectativas do agronegócio brasileiro. Para o mercado de máquinas, o cenário deve ser de estabilização, de acordo com o diretor de vendas da John Deere Brasil, Marcelo Lopes.

Marcelo falou com o RIC.com.br nesta quarta-feira (7), 3º dia de Show Rural Coopavel 2024 e disse que o mercado das máquinas agr deve apresentar uma pequena redução no volume de vendas, mas que o cenário não é de preocupação. “O mercado de máquinas acompanha o cenário do mercado agrícola como um todo. A nossa expectativa é que a gente vai ter uma redução em relação ao que foi o ano passado”, comentou.

Apesar da redução, esse cenário é visto como mais normal, tendo em vista o crescimento exponencial que foi observado pelo mercado nos últimos anos. “No entanto, eu lembro que a gente vem de um período de patamares muito altos, então a gente vai ter uma acomodação em patamares mais normais”, destacou.

Clima deve afetar mercado de máquinas agrícolas

O fator climático foi elencado por Marcelo Lopes como o principal na desaceleração do mercado, mas ponderou que os cenários são muito diferentes por todo o Brasil. “A gente tem regiões que sofrem grandes impactos do clima. Mas também existe o contrário: o Rio Grande do Sul, por exemplo, sofreu com a seca no ano passado e neste ano está com clima favorável. Existem essas discrepâncias entre um lugar e outro”, informou.

Baixa no mercado de máquinas agrícolas não deve ser preocupação

Apesar disso, Lopes reforça que essa pequena baixa observada é benéfica para o cenário como um todo. “Eu diria que é uma acomodação que é necessária. Esse momento é importante para que o mercado se estabilize”, opinou.

Marcelo elencou algumas incertezas que rondam o agronegócio brasileiro em 2024, mas ressaltou que o homem do campo precisa investir para se destacar em um mercado competitivo. “Existe uma situação de taxas de juros e preços de commodities que seguram o mercado, mas o produtor que quer melhorar o seu negócio precisa de tecnologia, seja para reduzir seus custos ou melhorar sua rentabilidade. Esse é o sustentáculo do mercado”, destacou.

Fonte: RIC/João Marochi (https://ric.com.br/ricrural/agronegocio/mercado-de-maquinas-agricolas-tera-acomodacao-em-2024-preve-diretor-da-john-deere)

Share on social media

©2024 | AmstedMaxion Criando Caminhos | Todos os direitos reservados