Globo Rural – Lançamento do Plano Safra 2023/24, no Palácio do Planalto, em Brasília Ministério da Agricultura
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, disse que o empenho dos governos passados de Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer o agronegócio foi eficiente.
Durante discurso na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2023/24, Schenkel lembrou os programas de renegociações de dívidas rurais aprovadas nas gestões passadas do petista e a política de garantia de preços mínimos.
Ele se apresentou como representante do setor produtivo. A cerimônia é prestigiada por uma série de entidades do setor, como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), entre outras.
Schenkel aproveitou para defender a obra de construção da Ferrogrão, ferrovia que poderá ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba, no Pará. Ele também defendeu a aprovação da nova lei de defensivos no Congresso Nacional, chamada por ambientalistas de PL do Veneno.
Segundo ele, a expectativa do setor com o terceiro governo Lula é grande com medidas para destravar a infraestrutura e desburocratizar o país.
“Precisamos de uma reforma tributária justa que mantenha o setor produtivo competitivo”, disse ele.
Schenkel disse que o crédito rural é um dos principais insumos para a atividade agropecuária do país. “Precisamos fortalecer os instrumetnos de financiamento para continuar a cumprir a missão de alimentar e vestir o mundo com os frutos da agricultura”, disse Schenkel.
Ele disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem ajudado o setor com linhas inovadoras e modernas, como o financiamento em dólar.
O dirigente ressaltou ainda que a produção brasileira pode crescer em áreas de pastagens degradadas e em cumprimento ao Código Florestal.
Schenkel disse que as autoridades estaduais e federal precisam implementar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) integralmente e combater duramente o desmatamento ilegal. “Isso ajudará a melhorar nossa imagem”, completou.
Fonte: Globo Rural / Rafael Walendorff e Fabio Murakawa (https://globorural.globo.com/noticia/2023/06/presidente-da-abrapa-elogia-atuacao-do-governo-lula-para-fortalecer-o-agronegocio.ghtml)
Compartilhe nas Redes Sociais: