Tabela Fipe de máquinas agrícolas já monitora preços do segmento

Valor – Iniciativa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas vai acompanhar o valor médio de 250 modelos de tratores e colheitadeiras usados

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) começou a publicar neste mês a Tabela Fipe de Preços de Máquinas Agrícolas. A iniciativa divulgará mensalmente o preço médio de mais de 250 modelos de tratores e colheitadeiras usados, que representam mais de 90% do valor das transações do segmento no país.

Em nota, a Fipe disse que a criação da ferramenta era uma reivindicação antiga do agronegócio, que até agora não contava com um serviço do gênero. O professor e economista Sérgio Crispim liderou o trabalho, que levou cerca de três anos.

Ao longo desse período, a instituição fez ajustes na metodologia de pesquisa e na composição de pesos e parâmetros. “Os preços médios refletem fatores como diferenças regionais, número de horas trabalhadas, opcionais e acessórios e estado de conservação, entre outros elementos”, disse a Fipe, em comunicado.

Dividida nos grupos “tratores” e “colheitadeiras”, a tabela pode ser consultada de forma online, a partir de critérios como ano de fabricação, marca e modelo do equipamento. Gradualmente, acredita a Fipe, também devem entrar na lista máquinas de baixo apelo comercial e os modelos novos.

A intenção é que a iniciativa ganhe importância equivalente à da tradicional “Tabela Fipe” de veículos, referência no país. “Estamos oferecendo uma ferramenta que vai contribuir para a organização do segmento, ajudando-o a se desenvolver e a crescer ainda mais”, disse o economista Sérgio Crispim, em nota.

Foto Ilustrativa: Fendt/divulgação

Fonte: Valor (https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/08/08/tabela-fipe-maquinas-agricolas.ghtml)

Share on social media

©2024 | AmstedMaxion Criando Caminhos | Todos os direitos reservados