Ministro garante assinatura de contrato de ferrovia neste ano

“Este ano vamos ter o contrato da FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) assinado”. A garantia foi dada pelo ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, ao senador Wellington Fagundes (PR-MT), presidente da Frente de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), durante audiência realizada nesta quarta-feira, 10. Wellington afirmou que a implantação dessa ferrovia é uma prioridade para o desenvolvimento de Mato Grosso.

“A FICO está mais forte do que nunca. Este ano vamos ter contrato dela assinado, e combinamos uma ida a Água Boa para dar a notícia à população, mostrando como essa ferrovia vai ser feita. E com certeza é uma ferrovia que estará pronta ainda no governo Bolsonaro”, assegurou o ministro Tarcísio.

Wellington Fagundes afirmou que será um grande passo para interiorizar o desenvolvimento. “O trecho entre Água Boa e Campinorte (Goiás), na extensão da Ferrovia Norte-Sul, será uma mola motriz ao crescimento de nosso Estado, e irá reduzir custos até os portos, para exportarmos com mais competitividade”, enalteceu o republicano.

Convite aceito – Wellington convidou o ministro a visitar regiões estratégicas do Estado: o Araguaia, o Nortão, Rondonópolis e a capital Cuiabá. “Nós queremos que o ministro Tarcísio tenha a oportunidade de ir logo para Mato Grosso, porque temos muitas notícias boas. Em Água Boa, vamos inaugurar a iluminação da travessia urbana e lançar a iluminação da travessia já duplicada de Nova Xavantina. Além disso, vamos tratar da infraestrutura do Araguaia. É importante concluirmos a BR 242 e resolver a questão da BR 158, bem como a ferrovia FICO, claro”, adiantou o republicano.

Em Cuiabá, o ministro deve dialogar sobre a chegada da Ferronorte, no trecho que tem origem em Rondonópolis. Esta é, segundo Wellington, uma luta cotidiana “de toda a bancada”, liderada também pelo senador Jayme Campos. Já em Sinop, no “Nortão do Estado”, Tarcísio assinará o contrato de concessão dos aeroportos de Sinop, Alta Floresta Rondonópolis e Várzea Grande, abrindo canal para novos investimentos. Além disso, deve – segundo Wellington – falar da concessão da BR 163, tanto do trecho já concessionado quanto sobre o lançamento da nova concessão – de Sinop a Miritituba/PA.

Por fim, em Rondonópolis, o ministro deverá tratar da conclusão da travessia urbana do município e da BR 163, até chegar ao Posto Trevão. “Além disso, trataremos da continuidade das obras de duplicação da BR 364, do Trevão até o Lourencinho, e também faremos uma visita ao terminal ferroviário, que é o maior da América Latina. Essas visitas são fundamentais, já que Mato Grosso é o Estado solução, onde, para todo investimento que se faz por lá, há retorno imediato”, finalizou o senador.

Fonte: O Documento

Share on social media

©2024 | AmstedMaxion Creating Paths | All rights reserved