Greenbrier Maxion e AmstedMaxion assinam acordo de cooperação técnica com a Industrias Baco para atuação na Argentina

As empresas, que são a maior operação ferroviária na América do Sul, firmam parceria para a produção e comercialização em território argentino de vagões de carga, truques e componentes ferroviários

As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, líderes no mercado ferroviário brasileiro e com quase oito décadas de atuação, assinaram, no último dia 28, um acordo de cooperação técnica com a Industrias Baco para atuar no mercado argentino. Representantes das empresas formalizaram a assinatura do acordo em um evento realizado em Buenos Aires, com a presença de representantes e diretoria das empresas, presidentes das entidades ABIFER (Associação Brasileira das Empresas Ferroviárias) e ALAF (Associação Latino-americana de Ferrovias), além de clientes, fornecedores e imprensa.

O acordo possibilitará que a Industrias Baco produza e comercialize localmente vagões ferroviários de carga, truques e sistema de portas de vagões, com o know-how de engenharia, tecnologia e conhecimento técnico da Greenbrier Maxion. Os componentes como rodas, sistema de choque e tração e fundidos do truque serão fornecidos pela AmstedMaxion.

Estar mais próximo dos clientes na Argentina oferecendo uma opção de fabricação local de vagões é o principal objetivo da parceria.

Nascidas a partir da união entre as norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail, e da brasileira Iochpe-Maxion, a Greenbrier Maxion e a AmstedMaxion são consideradas a solução completa e integrada para o setor ferroviário brasileiro desde 1943. Possuem capacidade de produção acessível e eficiente, com um portfólio de mais de 30 modelos de vagões de carga além de truques e serviços, e produção de componentes ferroviários para truques, respectivamente. Já a Industrias Baco iniciou sua atuação no mercado industrial com um portfólio com mais de 50 produtos, comercializando bens como tecnologia hidráulica para máquinas industriais, prensas, conexões e elevadores. A divisão ferroviária iniciou em 2019, impulsionada pelos planos do governo argentino de recuperar as ferrovias, além do aumento do transporte ferroviário e do desenvolvimento da logística multimodal, com a integração do transporte rodoviário, ferroviário e marítimo. Possui vasta experiência no manuseio de chapas de aço de alta resistência, corte, dobra e soldagem, acabamento e pintura, que vem a somar com a expertise, atuação e força das marcas brasileiras.

Para Luis Gustavo Rocha Vilas Boas, diretor de vendas e marketing da Greenbrier Maxion e da AmstedMaxion, este acordo com a Industrias Baco vem reforçar todo o trabalho das empresas no desenvolvimento de vagões e componentes inovadores e eficientes para melhor atender ao transporte ferroviário de carga. “A ideia de se criar este acordo surgiu a partir da experiência e atuação das empresas no mercado internacional, que vê a Argentina com um grande potencial no segmento ferroviário. Trabalhamos sempre com visão de futuro para atender melhor às necessidades de nossos clientes e esse acordo vem expandir nossa participação no mercado internacional”.

Matías Bacolla, vice-presidente e gerente geral da Industrias Baco, destaca a importância do acordo para consolidar a divisão ferroviária da empresa na Argentina. “Já atuamos no segmento ferroviário desde 2019, e essa parceria fortalece nossa participação no modal e nos permite oferecer soluções robustas e completas ao mercado da Argentina e da América do Sul”.

Saiba mais sobre a parceria em www.gbmx.com.br/parceria-baco.

Sobre a Greenbrier Maxion

Nascida a partir da união entre as norte-americanas The Greenbrier Companies e Amsted Rail, e da brasileira Iochpe-Maxion, a Greenbrier Maxion, com sede em Hortolândia-SP, é a solução completa e integrada para o setor ferroviário e é considerada a maior operação ferroviária da América do Sul. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos de vagões de carga, truques, serviços de reforma, adaptação e modernização de vagões e seus componentes.

Sempre atenta às mudanças e ao dinamismo do setor, desenvolve e produz todos os tipos de vagões, com tecnologia diferenciada e design inovador. Os vagões GBMX possuem tara reduzida, maior eficiência, confiabilidade, aumento na capacidade de carga, facilidade nas operações de carga e descarga e na sua manutenção.  Nossos truques ferroviários são produzidos com tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico, aumento na vida útil de seus de seus componentes e redução do custo de manutenção.

Outro destaque da Greenbrier Maxion é a linha especializada em serviços ferroviários, que recebe vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação. Com isso, as operadoras concentram seus esforços no foco principal de seu negócio, diminuindo suas preocupações referentes à manutenção. Saiba mais sobre a Greenbrier Maxion em www.gbmx.com.br.

Sobre a AmstedMaxion – Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a AmstedMaxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas Amsted Rail Inc. e The Greenbrier Companies, além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Cruzeiro – SP, possui 78 anos de atuação no mercado ferroviário e industrial, sendo considerada a maior fundição de aço da América do Sul.

Com capacidade instalada de produção de 28 mil toneladas em peças fundidas e 80 mil rodas ferroviárias por ano, a AmstedMaxion utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 4 toneladas, em aço carbono e baixa-liga.

Desenvolve e produz fundidos ferroviários para truques e sistemas de choque e tração, tais como extremidades fundidas de viga central, engates tipo E e F, braçadeiras fixas e rotativas, aparelhos de choque e tração, hastes de ligação, cruzetas, colares e espelhos. São componentes robustos e com alto desempenho operacional, de fácil manutenção e adequados às altas solicitações e forças de movimentação dos trens atuais, mais pesados e longos. Outro destaque são as rodas ferroviárias fundidas para vagões e locomotivas, produzidas em aço microligado e desenvolvidas com a exclusiva tecnologia Griffin Wheels, líder no mercado norte-americano.

No segmento industrial, produz peças que abastecem os setores de mineração, de máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro. Saiba mais em www.amstedmaxion.com.br.

Sobre a Indústrias Baco – Desde 1953 uma empresa familiar de capital nacional, líder na atividade fabril e industrial. Inovam na aplicação da tecnologia hidráulica em máquinas industriais, carrocerias, dumpers, prensas, macacos, elevadores, etc. Possui um portfólio com mais de 50 produtos como: carrocerias, semirreboques e a nova divisão de vagões e contêineres para transporte de agregados (pedra, areia, gesso, lastro e cimento) a granel. Utilizam a tecnologia HARDOX© em todos os produtos, chapa antidesgaste para extrema resistência à abrasão, além da certificação ISO 9001. Saiba mais em https://industriasbaco.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion e AmstedMaxion

Share on social media

©2024 | AmstedMaxion Creating Paths | All rights reserved