Desde 2010 à frente da VLI, Marcello Spinelli deixa o cargo de diretor-presidente para dar lugar a Humberto Freitas, que assume a presidência interina da companhia. Spinelli vai para a área de Logística da Vale.
Com uma sólida carreira no segmento de negócios e logística, Freitas é considerado um dos principais responsáveis pela origem e estratégia da VLI.
Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas Ouro Preto e pós-graduações e cursos de extensão relacionados a gestão e negócios no Brasil e no exterior, Freitas foi diretor executivo de Logística da Vale de 2011 a 2017, onde participou de maneira ativa e decisiva do processo de spin-off da VLI e da elaboração de seu plano inicial de negócios, estratégia que consistiu num plano de investimentos de R$ 9 bilhões iniciado em 2013 e concluído nesse ano. Freitas também atuou anteriormente em outras diretorias e esteve à frente de diversos negócios da mineradora.
Entre 2014 e 2017, Freitas foi presidente do Conselho de Administração da VLI e, após esta data, passou a atuar como consultor nos assuntos estratégicos junto à diretoria da empresa. A proximidade e a familiaridade com o plano de negócios da companhia foram critérios para a sua escolha, além de sua senioridade e compromisso com o desenvolvimento da logística no país. Sua indicação, aprovada pelos acionistas da empresa, está alinhada à visão de futuro e valores da companhia, disse a VLI em nota.
A trajetória da VLI é marcada por um compromisso consistente e sólido com a transformação logística do País, e sinto-me privilegiado em ter feito parte, de maneira ativa, dos planos que deram origem ao que a companhia é hoje. Recebo com entusiasmo a tarefa de contribuir diretamente nessa nova etapa, destacou Humberto Freitas. O executivo foi eleito Ferroviário do Ano de 2016 pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.
Marcello Spinelli também foi um dos responsáveis pela criação da VLI e por sua capitalização em 2013, quando passou a ter como sócias a Vale, Brookfield, Mitsui e FI-FGTS. Em comunicado, a VLI afirma que sob seu comando, a VLI deu início a um ciclo de R$ 9 bilhões de investimentos, concluído em 2019 e que a levou a ser uma das maiores empresas de infraestrutura do país. Spinelli deixa a empresa pronta para dar continuidade ao seu sólido plano de negócios e seguir com sua visão de transformar a logística do Brasil.
Fonte: Revista Ferroviária
Share on social media